quinta-feira, 1 de março de 2012

Cursos à distância - Tudo sobre

via
Educação à distância, como o próprio nome diz, é o curso que você faz longe da escola, na sua casa por exemplo.
Ela enfatiza o papel do aluno, que gerencia seu próprio aprendizado, deste modo desenvolvendo sua autonomia. Muito bom para quem sempre aprende mais rápido que os outros alunos em sala, ou que tem um nível cerebral de aprendizado mais rápido, whatever.

Na educação a distância, professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias chamadas telemáticas, como a internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc.

Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias (como eu), a Educação a distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço.

Alguns especialistas apontam os benefícios dessa nova metodologia via:
  • Acessibilidade: Não importa quando e onde você esteja, poderá acessar seu curso on-line. Não há limitação geográfica.
  • Conveniência: Na maioria dos casos, a qualquer época do ano, você pode iniciar um curso on-line. Nada de ficar esperando abertura de turmas ou ficar preso a prazos rigorosos.
  • Ritmo personalizado: Não importa seu grau de dificuldade, você não está preso ao ritmo dos outros demais alunos.
  • Economia de tempo: O tempo e o dinheiro economizados ao fazer um curso online, dependendo de seu ritmo, permitirão que seja m feitos outros cursos em paralelo.
  • Custo: Nada de custos com deslocamentos e alimentação para o local. O provedor dos cursos tem bastante economia já que não precisa disponibilizar salas de aula, professores exclusivos, enfim, toda a infraestrutura necessária, possibilitando inclusive melhores preços quando comparado ao do curso presencial.
  • Reputação: Ainda não dá para se equiparar a reputação e reconhecimento de um curso on-line e um curso presencial, há ainda muito preconceito no Brasil, embora isso vá mudar em longo prazo.
  • Contato Pessoal: A inexistência ou deficiência de interação pessoal entre professor e alunos, tão importante para o crescimento tanto pessoal quanto profissional de ambos, não existe.
  • Familiarização com computadores: Embora o computador esteja cada vez mais amigável e popular, os softwares de educação à distância não são ainda tão amigáveis, o que ainda é um grande empecilho à adesão de muita gente.
via


Problemas que podem dificultar sua adaptação durante seu curso on-line via:

     • Procrastinação: Se você é daqueles que tem grande dificuldade em fazer as coisas quando devem ser feitas, tudo é desculpa para deixar para amanhã, não será facil, pelo menos no começo. 
     • Concentração: Você pode ter problemas também caso não consiga se concentrar nas coisas, sempre deixando se levar por algum fato à sua volta. Principalmente quando se está estudando em casa, onde qualquer movimentação nos tira atenção com muita facilidade, é um telefone que toca, um parente que chega, etc…e a volta para onde paramos é sempre mais difícil.
    • Foco: Não adianta você ser bem concentrado ao estudar, se trancar no seu quarto e pedir para não ser importunado, mas tentar fazer dez coisas de uma vez: MSN pra cá, orkut pra lá, um joguinho minimizado pronto para tirar da pausa quando estiver de saco cheio…

Os 10 melhores cursos à distância - via 

1º. Cursos de pós-graduação a distância do SENAC
3º. Fundação Getúlio Vargas (FGV)
4º. EBRAE
5º. INED
6º. ESAB
7º. FTC
9º. Conexão Médica
10º. Multi RHO

E aqui você encontra todos os melhores, afinal, o melhor curso é o que você faz.

Curso à distância de moda que saiu na revista Manequim como anúncio:


Esse post teve bastante pesquisa de outros lugares. Tem gente que acha que é apenas copiar e colar, mas "apenas copiar e colar" dá muito trabalho, transformar o layout numa coisa só também e pesquisar e filtrar as informações também. requer leitura, edição, editoração, e muito mais. To falando isso apenas pra não parecer que eu não estou nem aí. Esse blog é meu e eu faço ele com muito carinho, com o pouquinho de tempo que eu tenho. Falowsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sobre isso é muito importante pra mim! Gostou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...